5 de set. de 2022

Crase: dicas simples para não errar mais

Crase: dicas simples para não errar mais

Daniela Nogueira, O POVO, 04-09-2022


Ouvi, na semana que passou, que crase é um dos assuntos mais difíceis da gramática da língua portuguesa. Há muitas dúvidas sobre o uso. Facilita quando entendemos o fenômeno da crase. É importante saber que crase significa "fusão". O acento que colocamos é chamado de grave. Assim, o acento grave indica o fenômeno da crase - ou seja, a junção da preposição "a" com o artigo "a". Também chamamos de acento indicativo de crase. Desse modo, como a crase envolve o artigo "a", uma regra geral é: a crase é empregada antes de palavras femininas.


Femininas

UMA DICA GERAL para saber se há crase é substituir a palavra feminina por uma masculina. Se "a" virar "ao", haverá acento. Exemplos: Vou ao clube. > Vou à praia./ Eles foram ao evento. > Eles foram à festa.


Masculinas

ASSIM, O ACENTO indicador de crase não deve, em geral, ser usado diante de substantivos masculinos. Exemplos: Prefiro ir a pé./ O pagamento será a prazo./ Ele viajou a convite da empresa./ O carro está a serviço da companhia.


Vou a, volto da

COM NOMES próprios geográficos, uma dica é substituir o verbo da frase pelo voltar. Antes de ir, volte. Se resultar na expressão "voltar da", haverá o acento de crase. Se for "voltar de", não haverá crase.


Exemplos: "Voltei da Bahia". Então, há crase em: "Fui à Bahia"./ "Voltei da China." Então, há crase em: "Foi à China".


Aqui, não haverá o acento de crase: "Fui a Roma". Porque volto de Roma. Outro exemplo: "Fui a Curitiba". Eu volto de Curitiba.


A dica é a mesma se o nome for qualificado. "Vou à bela Porto Alegre". Volto da bela Porto Alegre.


Em resumo: vou a, volto da, crase há. Vou a, volto de, crase para quê?


SALVA A DICA!

O uso do acento indicativo de crase antes de verbos.


O ACENTO de crase também não é usado antes de verbos. Exemplos: Comecei a correr ontem. Estou aprendendo a nadar. Preciso começar a fazer isso. Tenho um sonho a realizar. Eu me comprometo a participar./ Aqui, só temos preposição. Não é necessário o acento.


Com palavras repetidas.


ENTRE palavras iguais, também não precisa usar o acento indicativo de crase: cara a cara, frente a frente, ponta a ponta, lado a lado, passo a passo, gota a gota.


À moda de


A CRASE deve ser empregada na expressão "à moda de", mesmo que ela esteja implícita e mesmo que o termo a seguir seja masculino. Veja: "Ele fez um gol à Pelé" (= à moda de Pelé, como o Pelé fazia). "Ele cantou à Roberto Carlos" (= à moda de Roberto Carlos, como o Rei canta).


O uso facultativo com os possessivos.


COM PRONOMES possessivos (como o nome indica, aqueles que indicam posse: minha, tua, sua, nossa etc.), o uso é facultativo. Pode-se colocar o acento ou não. Exemplos: Pedi a minha irmã que viesse. Pedi à minha irmã que viesse./ Vou entregar o livro a sua mãe. Vou entregar o livro à sua mãe.


Não haverá acento de crase se o pronome possessivo não estiver precedido de um artigo. Assim, temos somente a preposição. É só observar a mesma situação no masculino: Pedi a meu irmão que viesse. Pedi ao meu irmão que viesse./ Vou entregar o livro a seu pai. Vou entregar o livro ao seu pai.


https://mais.opovo.com.br/colunistas/daniela-nogueira/2022/09/04/crase-dicas-simples-para-nao-errar-mais.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário