25 de jan. de 2015

crise hidrica e futuro do planeta

RUMO À AUTODESTRUIÇÃO DA RAÇA HUMANA E DO PLANETA. Esta crise hidrica que impacta tambem o fornecimento de energia eletrica é só o começo! A tendência é piorar cada vez mais, principalmente pelos seguintes motivos: excesso de veiculos, asfalto, cimento e desmatamento, aumento da populacao, concentracao de renda e desigualdades social e regional, consumismo inconsequente, queima de combustiveis fosseis, aquecimento global, nao separacao dos residuos solidos em casas, apartamentos, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, nenhum cuidado com a disposicao final dos residuos em aterros sanitarios que gerem adubo e energia, pouco investimento em energia solar, eolica e derivada de biomassa, alem da total falta de preocupacao com a sustentabilidade.

Um comentário:

  1. O artigo 35 da Lei Federal 12.305, de 02-08-2010, estabelece que os consumidores são obrigados a:
    I. acondicionar adequadamente e de forma diferenciada os resíduos sólidos gerados;
    II. disponibilizar adequadamente os resíduos sólidos reutilizáveis e recicláveis para coleta ou devolução.

    O artigo 9º do Decreto Federal nº 7.404, de 23.12.2010, estabelece que a coleta seletiva dar-se-á mediante a segregação prévia dos resíduos sólidos e que os geradores de resíduos sólidos deverão segregá-los e disponibilizá-los adequadamente.


    A ENTREGA SELETIVA deve ser iniciada com a fase mais importante: a separação prévia, desde a origem, dos materiais potencialmente recicláveis, usando-se recipientes específicos destinados a cada tipo de material, identificados pelas respectivas cores, conforme a Resolução CONAMA nº 275, de 25.04.2011:
    AZUL: papel/papelão;

    VERMELHO: plástico;

    VERDE: vidro;
    AMARELO: metal;
    PRETO: madeira;
    LARANJA: resíduos perigosos;
    BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;

    ROXO: resíduos radioativos;
    MARROM: resíduos orgânicos;
    CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.

    ResponderExcluir