FINANCIAMENTO
DE NEGÓCIOS COM IMPACTO SOCIAL NO BRASIL
Edivan Batista Junior
Digitalpub
2024
A referência internacional mais
relevante sobre a ideia inicial de Negócios de Impacto Social (NIS) consiste
nos empréstimos de US$ 0,62 a cada uma das 42 artesãs que fabricavam tamboretes,
concedidos em 1976, em Bangladesh, pelo professor de economia Muhammad Yunus,
para compra de bambu, libertando-as de agiotas que exploravam essas mulheres em
situação de vulnerabilidade
Pobres são plenamente equipados com
habilidades e inteligência para se libertarem da pobreza, desde que tenham
oportunidade.
A pobreza não é criada pelas pessoas
pobres
O Brasil, em 2018, contabilizou 1.002
NIS cadastrados nas 6 áreas impactadas: tecnologias verdes, cidadania,
educação, saúde, serviços financeiros e cidades
Os NIS têm como propósito e intenção a
redução da pobreza e a solução de problemas sociais.
São modelos de negócios que buscam
retornos financeiros e ao mesmo tempo benefícios sociais e ou ambientais em que
a intencionalidade é vista como diferencial importante
ARTEMISIA, criada em 2005, conceitua NIS
como ‘empresas que oferecem de forma intencional, soluções escaláveis para problemas
sociais da população de baixa renda”
Características:
- Foco na baixa renda
- Intencionalidade
- Potencial de escala
- Rentabilidade
- Impacto social direto
- Distribuição ou não de dividendos
(não é critério que define NIS)
O relatório global Impact
Investing Network
apresentou mais de 1.340 organizações gerindo aproximadamente US$ 502 bilhões
A indicação foi de que o dinheiro para
financiar NIS é oriundo de empréstimos
Para que se eleve o volume de
financiamento de NIS é necessário reduzir os custos envolvidos para financiar:
- Formalização dos negócios para
reduzir risco e custo
- Aumentar a participação dos demais
atores do ecossistema
- Aumentar nível de informação do
empreendedor
- Formatar linhas específica para NIS
- Reduzir custo das operações
- Flexibilização das linhas
- Simplificação das linhas
- Capacitação de atores do
ecossistema
Ao avaliar os financiamentos para NIS no
Brasil, identificam-se oportunidades de novas pesquisas que agreguem
conhecimento à área e sugere-se a realização de outros estudos
Este livro também buscou apresentar a
relevância do tema de financiamento para NIS no Brasil e contribuir para a
multiplicação e o envolvimento de todos os atores que atuam neste campo, bem
como reforçar a bandeira dos NIS no país
Referência:
YUNUS, M. Criando um negócio social. Rio
de Janeiro: Elsevier, 2010
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