22 de abr. de 2024

Negócios de Impacto Social - NIS

 

FINANCIAMENTO DE NEGÓCIOS COM IMPACTO SOCIAL NO BRASIL

Edivan Batista Junior

Digitalpub 2024

 

A referência internacional mais relevante sobre a ideia inicial de Negócios de Impacto Social (NIS) consiste nos empréstimos de US$ 0,62 a cada uma das 42 artesãs que fabricavam tamboretes, concedidos em 1976, em Bangladesh, pelo professor de economia Muhammad Yunus, para compra de bambu, libertando-as de agiotas que exploravam essas mulheres em situação de vulnerabilidade

 

Pobres são plenamente equipados com habilidades e inteligência para se libertarem da pobreza, desde que tenham oportunidade.

 

A pobreza não é criada pelas pessoas pobres

 

O Brasil, em 2018, contabilizou 1.002 NIS cadastrados nas 6 áreas impactadas: tecnologias verdes, cidadania, educação, saúde, serviços financeiros e cidades

 

Os NIS têm como propósito e intenção a redução da pobreza e a solução de problemas sociais.

 

São modelos de negócios que buscam retornos financeiros e ao mesmo tempo benefícios sociais e ou ambientais em que a intencionalidade é vista como diferencial importante

 

ARTEMISIA, criada em 2005, conceitua NIS como ‘empresas que oferecem de forma intencional, soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda”

 

Características:

  1. Foco na baixa renda
  2. Intencionalidade
  3. Potencial de escala
  4. Rentabilidade
  5. Impacto social direto
  6. Distribuição ou não de dividendos (não é critério que define NIS)

 

O relatório global Impact Investing Network apresentou mais de 1.340 organizações gerindo aproximadamente US$ 502 bilhões

 

A indicação foi de que o dinheiro para financiar NIS é oriundo de empréstimos

 

Para que se eleve o volume de financiamento de NIS é necessário reduzir os custos envolvidos para financiar:

  • Formalização dos negócios para reduzir risco e custo
  • Aumentar a participação dos demais atores do ecossistema
  • Aumentar nível de informação do empreendedor
  • Formatar linhas específica para NIS
  • Reduzir custo das operações
  • Flexibilização das linhas
  • Simplificação das linhas
  • Capacitação de atores do ecossistema

 

Ao avaliar os financiamentos para NIS no Brasil, identificam-se oportunidades de novas pesquisas que agreguem conhecimento à área e sugere-se a realização de outros estudos

 

Este livro também buscou apresentar a relevância do tema de financiamento para NIS no Brasil e contribuir para a multiplicação e o envolvimento de todos os atores que atuam neste campo, bem como reforçar a bandeira dos NIS no país

 

Referência:

YUNUS, M. Criando um negócio social. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010

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