30 de out. de 2023

GUERRAS

Livro dos Espíritos:


671. Que devemos pensar das chamadas guerras santas? O sentimento que impele os povos fanáticos, tendo em vista agradar a Deus, a exterminarem o mais possível os que não partilham de suas crenças, poderá equiparar-se, quanto à origem, ao sentimento que os excitava outrora a sacrificarem seus semelhantes?


“São impelidos pelos maus Espíritos e, fazendo a guerra aos seus semelhantes, contravêm à vontade de Deus, que manda ame cada um o seu irmão como a si mesmo. Todas as religiões, ou, antes, todos os povos adoram um mesmo Deus, qualquer que seja o nome que lhe deem. Por que então há de um fazer guerra de extermínio a outro, sob o fundamento de ser a religião deste diferente da sua, ou por não ter ainda atingido o grau de progresso da dos povos esclarecidos? Se são desculpáveis os povos de não crerem na palavra daquele que o espírito de Deus animava e que Deus enviou, sobretudo os que não o viram e não lhe testemunharam os atos, como pretenderdes que creiam nessa palavra de paz, quando lhes ides levá-la de espada em punho? Eles terão que se esclarecer, sem dúvida; mas devemos esforçar-nos por fazê-los conhecer a doutrina do Cristo mediante a persuasão e com brandura, nunca a ferro e fogo. Em vossa maioria, não acreditais nas comunicações que temos com certos mortais; como quereríeis que estranhos acreditassem na vossa palavra, quando desmentis com os atos a doutrina que pregais?”

https://kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/2/o-livro-dos-espiritos/3017/parte-terceira-das-leis-morais/capitulo-ii-1-lei-de-adoracao/sacrificios/671


742. Que é o que impele o homem à guerra?

“Predominância da natureza animal sobre a natureza espiritual e transbordamento das paixões. No estado de barbaria, os povos um só direito conhecem: o do mais forte. Por isso é que, para tais povos, o de guerra é um estado normal. À medida que o homem progride, menos frequente se torna a guerra, porque ele lhe evita as causas. E, quando se torna necessária, sabe fazê-la com humanidade.”


https://kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/2/o-livro-dos-espiritos/3097/parte-terceira-das-leis-morais/capitulo-vi-5-lei-de-destruicao/guerras/742







23 de out. de 2023

VAMOS SALVAR A VIDA NA TERRA

 "Caboclo nenhum quer tocar fogo em nada, quanto mais preservação tiver, mais desenvolvimento ele tem."


Roberto Brito de Mendonça tem 44 anos e começou a cortar madeira aos 12, carrega consigo uma cicatriz na sobrancelha do olho esquerdo devido a serra elétrica que o ricocheteou enquanto cortava uma árvore de madeira muito dura. Cresceu derrubando a mata onde vivia até entender que ao destruir a floresta estava também contribuindo para que seus filhos não tivessem um futuro melhor.


Em 2010 deixou a profissão e passou a ser ambientalista, hoje não só defende a floresta em pé como ganha dinheiro a partir do turismo ecológico. Proprietário da Pousada do Garrido ele recebe turistas e fomenta a bioeconomia na Comunidade Tumbira, localizada no município de Iranduba situado à margem esquerda do Rio Solimões.


https://web.facebook.com/LucianoHuck/posts/pfbid033VPzknbLMS57tLWbpcYgFCip9wVaKdnQLKmDkZNrpnPKxNVzDz4HJVc2FnYXA3UMl?mibextid=YxdKMJ


https://www.youtube.com/watch?v=D3dMIWrCNtk